A Joaninha e o meu espírito de criança

Faz tempo que penso: O que devo usar como logo da minha marca? O que me simboliza?

Não que seja preciso ter uma representação, mas eu queria algo da natureza que falasse por mim. Eu amo a natureza, os animais, flores, árvores, frutos. Amo a vida viva da Terra e sou fascinada pelo Universo, o cosmos, as estrelas e planetas. Para que ficasse mais próximo do meu Eu verdadeiro, eu não queria abrir mão de 3 coisas: que fosse um símbolo da natureza (animal, árvore ou flor); representar de alguma forma a constelação que apareceu em um sonho para mim e, representar a Lua Nova. Vou explicar o porquê, mais adiante.

Numa busca rápida encontrei a joaninha. E descobri que ela é o símbolo da renovação, da sorte, do amor, felicidade, fertilidade, maternidade, proteção, harmonia e do equilíbrio. Só por todos esses significados eu entendi que o Universo queria me dizer alguma coisa.

Comecei essas pesquisas no mês seguinte que cheguei na Suécia, no ano passado (2019), porque queria começar a trabalhar de uma vez, então desejei que fosse renovação e também, felicidade, harmonia e equilíbrio nessa nova vida para meu marido e eu.

Queria representar minha criança interior, algo inocente mas forte, então queria a joaninha com as asas abertas, voando livre na natureza. E achei muito curioso ao ler que quando você vê uma joaninha perto de você, ela vai tornar seu desejo conhecido para ela, e quando a vir voar para longe, você saberá que ela está decidida a conceder seu desejo. E como eu achava lindo ver as joaninhas levantando vôo das flores no jardim da minha mãe!

Nas pesquisas, achei um site chamado Universe of symbolism e, para eles, a joaninha representa a natureza infantil em todos nós. Sempre que você vê a joaninha, ela está estendendo um convite para encontrar um jardim, brincar na terra, plantar algumas flores e deliciar-se com a magia da natureza e no como as coisas crescem da rica terra fértil.

Então comecei a desenhar ela da forma como eu a queria.

Uma das 5 páginas de testes de logo - E mais acima, o logo oficial.

E lembrei que não via uma joaninha desde minha adolescência! Então eu a vi! Mal tinha acabado de desenhar a primeira versão, dois dias depois e vi uma pousar no sofá da sala, com as janelas todas fechadas porque apesar da primavera da Suécia, ainda conservava o ar frio do inverno que ainda não tinha dado adeus. Mas eu havia comprado flores, o que explica uma ter vindo no "pacote". Me emocionei porque aceitei aquilo como uma resposta do Universo. Lembro bem, foi em uma tarde fria de abril aqui em Estocolmo. Por isso, fui atrás de mais significados.

A joaninha laranja que vi no dia 24 de abril de 2019.

Joaninha em inglês é chamada de LadyBug mas também é comumente chamada de Lady Bird!

Existe também uma espécie de Joaninha chamada "Joaninha 7 manchas". Sim, por causa das suas 7 pintinhas! Essa Joaninha nos ensina a invocar as sete direções (céu, terra, norte, sul, leste, oeste, centro) para entrar no caminho da verdadeira liberdade de espírito. Se você ver uma por aí, assim, já sabe! ;)

Eu representei nas pintinhas da minha joaninha-símbolo, a constelação das Plêiades por causa de um sonho que tive (É uma longa história e não cabe contar aqui!). Mas o legal disso tudo é que quando eu era pequena, eu chamava a constelação das Plêiades de “chavezinha” visto o formato dela parecer uma chave e a constelação de touro do lado dela, no céu, parecer uma porta. Sempre procurava as três Marias à noite para poder achar a chavezinha e a porta. Coisa de criança!

A nebulosa das Plêiades também é chamada de Sete Irmãs. Daí você me pergunta: mas a sua joaninha tem 11! Explico: A origem do nome “Plêiades” vem da mitologia grega, as Plêiades eram as sete irmãs, filhas de Titan Atlas e Pleione: Asterope ( são duas que formam uma!), Mérope, Electra, Maia, Taygeta, Celaeno e Alcyone. As Plêiades são um grupo mais próximo da Terra. Imerso em uma nuvem de poeira cósmica, as Sete Irmãs são famosas pelas nebulosas de reflexão e elas são azuis.

No logo, as 2 primeiras estrelas à esquerda são os pais, Atlas e Pleione, seguidos de Alcyone, a estrela azul mais brilhante do aglomerado das Plêiades.

Sempre gostei de azul, não é atoa que sou torcedora do Grêmio e, quando sonhei com elas eu nem sabia que elas existiam (na minha cabeça a chavezinha era outra coisa), foi através de uma pesquisa de curiosidade que eu descobri que a constelação do sonho existia e foi muito significativo para mim além de ter sido um sonho muito bonito.

A 11ª estrela que representei ao lado da Alcyone, representam as anãs brancas, Alcyone B e C. E, também 11 porque 11 é o número mestre na numerologia. Viu? Cheia de significados!

Você pode achar tudo uma bobagem, mas eu gosto de significados!

Sempre fui uma criança que adorava olhar o céu e as estrelas. Lembro que eu, minha irmã e uma amiga de infância nos deitávamos na varanda à noite, no verão, para ficar procurando estrelas cadentes e sempre que a víamos era uma diversão. Não que isso queira dizer algo, só mostra o quanto somos ligados com o cosmos e o desconhecido e o quanto nossa criança se diverte com coisas simples ou com o que fazem sentido para ela.

Assim como a maioria das pessoas, também sou fascinada pela lua. A Lua é poderosa, responsável por mover as marés oceânicas e ajudar no crescimento das plantas. E nós, como seres humanos, também somos afetados por essa energia, não importa a fase em que ela esteja. A LUA é o satélite natural da Terra. 🌑

Eu queria representá-la como símbolo, mas não cheia ou crescente como a maioria representa em ilustrações e, sim, a Lua Nova pois é na Lua Nova que se vê melhor as estrelas! ✨

Além disso, a Lua Nova tem um significado lúdico muito bonitinho que diz que quando é tempo de Lua Nova, a Terra, a Lua e o Sol estão posicionados em uma linha. Não podemos ver uma Lua Nova no céu porque durante este tempo, a Lua se senta entre a Terra e o Sol para conversar e fazer planos para o futuro. Para os astrólogos a Lua Nova nos dá a oportunidade de começar de novo e atualizar nossos sonhos e desejos. Coloquei a lua nova no coração das asas.

Então está aí: minha Joaninha logo. Lady Bug ou Lady Bird.🐞

nanah.art - Copyright ©Narjara Soares

E você? Já encontrou algo que representa você com algum significado?

Minha criança interior pede para a sua não desistir dos seus sonhos.
Sejamos crianças ao olhar a beleza do mundo! Um passo de cada vez. ❤︎

--

--

🐞 Art and Design. As vezes escrevo um quê aqui e ali de qualquer coisa. Para ver minha arte, me siga no Instagram: @nanah.art

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Nanah Soares

🐞 Art and Design. As vezes escrevo um quê aqui e ali de qualquer coisa. Para ver minha arte, me siga no Instagram: @nanah.art